VI JGEOTEC
JORNADA DE GEOTECNOLOGIAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Saibam tudo sobre os minicursos que serão oferecidos na VI JGEOTEC
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As inscrições em minicursos estão encerradas!
Inscrições na VI JGEOTEC
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Obterão os certificados de participação no evento aqueles que se inscreverem na VI JGEOTEC e participarem de, pelo menos, de 3 atividades da programação.
O evento será totalmente gratuito!
Para se inscrever, clique aqui!
Inscrição para Atividade de Orientação (18-10-2022 às 9h)
Apesar de pouco popular no Brasil, a corrida de orientação é um esporte bastante praticado em outros países como a Suécia, a Finlândia e a Noruega. O esporte surgiu em 1912 com atletas de atletismo que antes, apenas corriam. A modalidade chegou ao Brasil somente em 1970 e passou a ser mais conhecida na área da educação física a partir de 1974 quando a Escola de Educação Física do Exército a incluiu em seu currículo.
O objetivo do esporte é passar pelos pontos de controle de um terreno no menor tempo possível, com auxílio apenas de um mapa e uma bússola. A leitura do mapa é essencial para os praticantes da modalidade. Nele, diversas simbologias dizem, entre outros, a rota a ser traçada e os obstáculos do caminho.
Venha correr ou caminhar conosco, o importante é praticar a orientação!
Inscrições abertas até dia 30 de setembro
A atividade ocorrerá no dia 18 de outubro de 2022 às 9h da manhã, no campus da Ilha do Fundão (UFRJ).
É importante que todos os alunos inscritos na corrida de orientação também realizem sua inscrição no evento.
Submissão de trabalhos para a VI JGEOTEC
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Antes de submeter o trabalho, verifique se o mesmo cumpre todos os requisitos descritos nas normas de publicação. Para fins de certificação, é obrigatório que todos os autores realizem a inscrição no evento.
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As submissões de trabalhos para o evento foram encerradas!
Sobre o Evento
A VI Jornada de Geotecnologias do Estado do Rio de Janeiro, tem como objetivo principal a realização de um evento acadêmico inclusivo e de articulação entre graduação e pós graduação. Além disso, esta nova edição do evento, que será realizado em formato híbrido (com atividades presenciais e remotas), terá ainda o objetivo de articular a academia às escolas, para tornar ainda maior a inserção de Geotecnologias na educação básica. Neste sentido, teremos os relatos de experiência, que serão apresentações de professores que irão relatar a experiência no uso de Geotecnologias em sala de aula além das já tradicionais apresentações dos trabalhos de pesquisa. Esta nova edição do evento conta com apoio financeiro e anuência da CAPES, através do edital do Programa de Apoio a Eventos no País – PAEP, configurando-se como evento de abrangência nacional.
Sobre os Trabalhos (Relatos de Experiência e Artigos Completos)
Serão aceitos trabalhos onde os primeiros autores sejam preferencialmente alunos de graduação e/ou pós-graduação em Geografia ou Ciências afins, que tratem do uso de Geotecnologias para investigações científicas ou no ensino de ciências. Serão aceitos dois tipos de publicações: os relatos de experiência e os artigos completos. Nos relatos de experiência os autores poderão descrever, em um limite de 6 a 8 páginas, o planejamento e/ou a utilização de recursos geotecnológicos em sala de aula. Para esta modalidade os professores terão maior liberdade para estruturar o trabalho, sendo exigido apenas o resumo; objetivos ou motivação; e métodos. O resumo deve ser escrito em inglês (EUA) com no máximo 1500 (mil e quinhentos) caracteres com espaço, em fonte Arial, tamanho 10, alinhamento justificado e espaçamento entre linhas simples. Já os artigos completos deverão ter de 10 a 15 páginas e deverão estar estruturados em: Introdução, Metodologia, Resultados, Conclusões e Referências Bibliográficas. O resumo seguirá as mesmas exigências feitas aos relatos de experiência.
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Eixos Temáticos
01. Cartografia e Fotogrametria
02. Cartografia Histórica e Toponímias
03. GNSS: aplicações nas Geociências
04. RAPAs: Levantamentos de alta resolução
05. Análise Espacial de Dados Geográficos
06. Mineração de Dados Geográficos e Classificação de Imagens de Sensoriamento Remoto
07. Análise Séries Temporais e Detecção de Mudanças
08. Geoprocessamento e Aplicações
09. Cartografia Escolar e Geotecnologias na Educação Básica
10. Estruturação de Dados Geográficos
11. Cartografia Lúdica
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As Inscrições
As inscrições no evento serão inteiramente gratuitas, realizadas a partir de formulários disponibilizados no inicio desta comunicação.
Evento em Modalidade Híbrida
O evento será realizado em modalidade híbrida, com todos os trabalhos sedo apresentados em formato remoto. Parte dos minicursos e a corrida de orientação serão as atividades realizadas em formato presencial.
Programação
Calendário do Evento
A JGEOTEC RECOMENDA!
A VI Jornada de Geotecnologias do Estado do Rio de Janeiro agradece aos autores e editoras que doaram suas obras para premiações e sorteios que ocorrerão ao longo do evento.
Estudos Maricaenses: O município de Maricá em Debate
Ensino de Geografia: A Produção social do Espaço e Processos Formativos
Geotecnologias digitais no ensino médio: avaliação prática de seu potencial
Teoria e Prática dos Componentes Físico-Naturais no Ensino de Geografia
Um Olhar para o São João
Cartografias do ontem, hoje e amanhã
COVID-19: Análises e Representações da Pandemia no Estado do Rio de Janeiro
Trabalho de Campo e Ensino de Geografia
Mapeamento Participativo e Cartografia Social: Aspectos Conceituais e Trajetórias de Pesquisa
Realização
APOIO
A VI JGEOTEC conta com apoio e financiamento do Programa de Apoio a Eventos no País – PAEP, da CAPES.
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